Fisioterapia na gestação e pós parto

Ver a barriguinha crescendo mês a mês é algo que deixa toda futura mamãe feliz. E para ter uma gestação tranquila o corpo passa por uma série de transformações que vão muito além das alterações visíveis. Há ainda a readaptação do corpo, pois o útero cresce cerca de vinte vezes comparado ao seu tamanho original, pressionando os demais órgãos que estão ao seu redor.

 

Para suportar todas essas mudanças é necessário realizar exercícios de fortalecimento dos músculos específicos. Uma dessas atividades é a fisioterapia pélvica. "Também chamada de fisioterapia uroginecológica, ela previne e trata as alterações do assoalho pélvico – períneo

A fisioterapia pélvica é de suma importância para prevenir as gestantes do prolapso genital, que corresponde à descida do útero e da vagina, popularmente conhecida como barriga caída, e de problemas como incontinência urinária, provocada por determinados esforços como tosse, espirro, riso, exercícios, entre outros. A prática auxilia também nos cuidados com as urgeincontinências - quando o desejo de urinar é intenso e a pessoa pode urinar no decorrer do caminho até o banheiro.

Outros benefícios são prevenir ou minimizar possíveis sequelas do parto, como formação de aderências cicatriciais e diástase (separação) dos músculos retos abdominais. No caso de parto vaginal, a fisioterapia preparar a musculatura perineal para o retorno da função sexual sem dor. Também previne e trata a incontinência fecal, algumas disfunções sexuais, como o vaginismo, a vulvodínia, constipação e a flacidez vaginal e da musculatura perineal."

Em gestantes, a fisioterapia pélvica é realizada por meio de exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento da pelve e da musculatura perineal, que é o conjunto de músculos e ligamentos que se estende do início da vulva ao cóccix e circunda o clitóris, a uretra, o canal vaginal e o ânus.

Depois do parto, a mulher que teve cesariana ou normal não só pode como deve voltar a fazer a fisioterapia pélvica. "No pós-parto, além de os exercícios perineais terem como objetivo a melhora da tonicidade dos músculos pélvicos, ainda fortalecem os músculos abdominais. É importante conscientizar as mulheres sobre a importância da continuidade dos exercícios iniciados durante a gestação, a fim de promover o retorno de suas funções, prevenindo sequelas da gestação ou do parto".

*Para mais informações sobre a fisioterapia na gestação ou pós parto entre em contato conosco. A Clínica Dona Leonor conta com fisioterapeutas especializados na saúde da mulher.

Av. Princesa Izabel, 718 -Jd. Amanda I - Hortolândia - SP

Tel: 19.3897.5119 - Whatsapp: 19.98763.9486

Todos Direitos reservados para Clínica Dona Leonor - 2016.

Criado: Expertise Serviços e Soluções Empresariais

  • Facebook - Grey Circle
  • Google+ - cinza Círculo
  • YouTube - Grey Circle