Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio.

Durante todo o mês de setembro, é comum ver espaços públicos e privados decorados e/ou iluminados com a cor amarela. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Apesar de ser uma das principais causas de morte no mundo todo, ele pode em boa medida ser prevenido. Para tanto é importante conhecer os três principais fatores ligados a esse comportamento:

1 – A presença de um transtorno mental 

2 – A sensação de estar sem saída 

3 – Acesso a meios letais 

É a partir desse tripé que se pode elaborar estratégias de prevenção.

1 – Aumentar o esclarecimento da população sobre os transtornos mentais e disponibilizar tratamentos eficazes – quanto mais as pessoas conhecem depressão, bipolaridade, esquizofrenia etc., maior a probabilidade de procurar atendimento se necessário. Claro que é fundamental que encontrem ajuda quando procurarem.

2 – Oferecer esperança – iniciativas como o CVV (telefone 141), aconselhamentos, as vezes basta alguém dizer que vai melhorar para que o instinto de sobrevivência retome o controle.

3 – Restringir acesso a meios letais – essas iniciativas foram bem sucedidas de todas as formas que já foram implementadas. A troca do gás encanado por gás não letal, o banimento de pesticidas tóxicos, a construção de barreiras em pontes – tudo o que historicamente dificultou um pouco o ato de se matar reduziu as taxas de suicídio. As pessoas não mudam simplesmente de um meio para o outro, elas repensam a decisão.

Sempre que possível passe essas mensagens adiante.

Depressão é uma doença e deve ser tratada. Assim como transtorno bipolar, psicoses e dependências químicas. Não adie o tratamento. 

Evite ter por perto coisas que matam. Coloque tela nas janelas. Não estoque grandes quantidades de remédio.

E, principalmente, respire fundo e espere um pouco. As crises vêm em ondas. Essa também vai passar.

Av. Princesa Izabel, 718 -Jd. Amanda I - Hortolândia - SP

Tel: 19.3897.5119 - Whatsapp: 19.98763.9486

Todos Direitos reservados para Clínica Dona Leonor - 2016.

Criado: Expertise Serviços e Soluções Empresariais

  • Facebook - Grey Circle
  • Google+ - cinza Círculo
  • YouTube - Grey Circle