Incontinência Urinária

A perda involuntária da urina é uma das maiores queixas nos ambulatórios de ginecologia. Essa doença afeta cerca de 60% das mulheres durante a menopausa ou período de climatério, mas também pode acometer mulheres em período reprodutivo, o que acaba dificultando nas tarefas simples do cotidiano de muitas delas.

Existem quatro tipos de sintomas da incontinência urinária, são elas:

• IU de esforço (IUE) - é a perda involuntária de urina durante algum exercício ou esforço físico, ou mesmo ao espirrar e tossir.

• IU de urgência - caracteriza-se pela queixa de perda involuntária de urina acompanhada por urgência (vontade de urinar imediata).

• IU mista - quando há queixa de perda involuntária associada aos esforços e à urgência.

• IU paradoxal - é uma perda urinária que ocorre quando o volume de urina excede a capacidade máxima da bexiga.

Problemas atômicos, distúrbios neuropáticos, disfunções neuromusculares e distúrbios psicológicos podem ser uma das causas da incontinência urinária, mas ela pode estar associada também com a gravidez, stress e higiene.

O método de tratamento pode ser por meio de cirurgia ou por medicamentos acompanhados com um fisioterapeuta.

Fisioterapia Uroginecológica auxilia no tratamento da Incontinência Urinária contribuindo no método adequado para melhorar a qualidade de vida da paciente, visando a terapia adequada para a incontinência de urgência e a paradoxal.

A Clínica Dona Leonor possui fisioterapia especializada na saúde da mulher.

Entre em contato conosco teremos o prazer em ajudar.