Artrose

A Artrose é uma doença na qual ocorre uma degeneração e frouxidão da articulação, o que causa sintomas como inchaço, dor e rigidez nas juntas e dificuldade para realizar movimentos.

Esta é uma doença degenerativa crônica, que não tem cura mas que pode ser tratada através do uso de remédios que aliviam a dor e inflamação e através da realização de exercícios diários de estimulação e fisioterapia que acabam controlando e retardando o desenvolvimento da doença.

Quais as articulações mais afetadas?

É uma doença que pode surgir em qualquer articulação, contudo ela é mais comum em certas articulações que incluem:

• Articulações que sustentam o peso do corpo, como as do quadril e do joelho, provocando dor e dificuldade em caminhar.

• Articulações da coluna, na região do pescoço ou no final da coluna, causando dor no pescoço e nas costas e dificuldade de movimentação.

• Articulações das mãos, nas juntas dos dedos e especialmente no polegar, causando sintomas de dor, inchaço, deformações nos dedos, dificuldade para pegar pequenos objetos como canetas ou lápis e falta de força;

• Articulação do ombro, provocando sintomas de dor no ombro que irradia para o pescoço e dificuldade de movimentação do braço.

A artrose é um problema que não tem cura, e o seu tratamento baseia-se na utilização de remédios anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir a dor e inflamação das articulações e na realização de fisioterapia, exercícios ou hidroterapia.

A fisioterapia e os exercícios devem ser realizados diariamente, para que mantenham a movimentação da articulação, fortaleçam e melhorem o seu movimento. Além disso, durante as sessões de fisioterapia poderão ser usados aparelhos eletroestimuladores e de ultrassom que estimulam a articulação, diminuem a inflamação, facilitam a cicatrização e controlam a dor.